Considerado um setor resiliente, o transporte de cargas começa a se recuperar dos impactos sofridos nos últimos meses. Atividade essencial, o serviço não foi paralisado durante a pandemia, mas 93% das empresas registraram queda no faturamento neste período, de acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Com foco na retomada da economia e no atendimento à demanda represada, transportadoras que conseguiram atravessar este momento investem na renovação e na ampliação de frotas, com a perspectiva de reaquecimento das operações.
“Num primeiro momento, o impacto foi grande. Em abril, foi considerável, mas em maio foi menor e em junho trabalhamos muito próximo à normalidade. Acreditamos numa retomada, pois a demanda estava sendo reprimida e vai retornar”,
A empresa, que conta atualmente com 90 veículos, investiu na expansão dos negócios por meio do Consórcio IVECO. “Fizemos um investimento alto. Adquirimos um total de 15 cotas – o que representa um crescimento de quase 20% da nossa frota. Se as sinalizações que o mercado está dando se confirmarem, pretendemos aumentar. Já fomos contemplados com alguns caminhões, que já começaram a rodar. E temos entregas programadas para os próximos dois meses”, conta Ferazzo.
Frota mais nova
Para Antoni Giorgi, diretor comercial da Estrela do Oriente Transportes, a pandemia acelerou os processos de transformação digital no setor de transporte, e despertou em a necessidade de aumento de frota própria. “Percebemos que o mercado ficou mais exigente em relação aos caminhões. A transportadora que conta com veículos mais novos está, sem dúvida, um passo à frente e sai ganhando em termos de produtividade, eficiência, e, principalmente, segurança. São vantagens competitivas importantes, mas que exigem investimentos.”, explica.
A Estrela do Oriente investiu pesado já neste ano de 2020 adquirindo 22 caminhões, para suprir sua demanda e preparando-se para 2021 com atualizações de seus sistemas de controle e qualidade. “Foram mais de 8 milhões investidos para garantirmos as operações de nossos clientes nos permitindo ter uma melhor performance comercial e nas operações.” disse Antoni Giorgi, diretor comercial da Estrela do Oriente.
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