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O segmento avalia o avanço da tecnologia, durante a pandemia de Covid-19, na cadeia de suprimentos dos setores varejista e de e-commerce.
Digitalização é a palavra de ordem da atualidade. Há algum tempo, discute-se o avanço da tecnologia na indústria e nos mais distintos setores econômicos globais, assim como os benefícios que as inovações tendem a trazer para eles e para seus respectivos consumidores ao redor do mundo. Mas, ao contrário de tudo o que já foi visto até hoje, nunca na história houve um avanço tão significativo em termos de tecnologia em tão pouco tempo, inclusive na cadeia de suprimentos dos setores varejista e de e-commerce .

Especialistas e executivos destes segmentos avaliam que a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital da cadeia de suprimentos global de uma forma avassaladora.

“O processo de digitalização não começou agora, pelo contrário, ele vem ocorrendo há décadas. No entanto, antes as pessoas e empresas poderiam optar por serem digitais ou não. Agora não, com a pandemia ninguém teve escolha: ou se adequava ou ficava para trás. Não apenas na relação com grandes empresas, mas com pequenos e médios empresários também. É como diz a clássica frase de Platão: ‘A necessidade é a mãe da inovação’. Quem não se adaptou está sofrendo muito mais do que os outros, pois o processo de aceleração da transformação digital foi brutal”, disse o cofundador da Associate Dean Business Administration Professional Masters do Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper, Silvio Laban.
As empresas devem não apenas investir, mas entender também que os consumidores irão querer praticidade e facilidade.

Teremos que buscar maneiras de chegar aos clientes de modo simples e direto.

Quem também participou do encontro foi o diretor de supply chain do Carrefour, Marcelo Lopes. Para ele, a velocidade com que a digitalização ocorreu na cadeia de suprimentos foi tão grande que a sensação é que se está vivendo três anos em apenas três meses. “De fato, a digitalização vem ocorrendo há muito tempo, mas com a pandemia isso se intensificou e se tornou obrigatório. As empresas que não se adaptarem, fatalmente, irão morrer. E, se olharmos para trás, para outros momentos históricos, como a greve dos caminhoneiros, por exemplo, veremos que nada trouxe tanta correria para se obter soluções digitais e uma busca tão intensa por itens básicos para a população como essa crise de coronavírus. Os consumidores que já adquiram os produtos de forma online passaram a fazê-lo ainda mais e os que não, passaram a comprar também por conta da necessidade”, afirmou.

Para o diretor executivo de integração e de inovações de supply chain para a América Latina da Natura&Co, Nestor Felpi, inclusive, este é um caminho sem volta. “As mudanças que foram implementadas não voltam atrás. Pelo contrário, o que vai mudar são os hábitos e a forma de consumo. Os clientes devem começar a usar, cada vez mais, o e-commerce e as empresas devem passar a apostar mais nisso.

E não apenas investir, mas entender também que os consumidores irão querer praticidade e facilidade. Teremos que buscar maneiras de chegar aos clientes de modo simples e direto”, ressaltou.

Felpi acrescentou ainda que, tão importante quanto o que pontuou acima, é promover o engajamento dos profissionais e executivos que estão à frente dos negócios. “É fundamental ter o comprometimento de todos. Não se digitaliza uma empresa se os profissionais e, principalmente, a liderança da mesma não estiverem caminhando no mesmo sentido. É necessário que todos estejam engajados com as mudanças. Se não for assim, não funciona”.

O COO Brazil da Privalia, Francisco Tarosso, complementou. “Todos os pontos abordados convergem entre si e com as dificuldades que teremos pela frente. Mas nossa missão principal agora, como supply chain, é muito maior. Temos que estruturar o mercado de acordo com as demandas e necessidades que irão surgir, buscar as soluções para atendê-las da melhor forma possível. Algumas surgirão mais de imediato, outras levarão um tempo um pouco maior, mas temos que tentar nos antecipar ao máximo a elas. Este, na minha visão, é o nosso grande desafio”.

A Associação Brasileira de Logística – Abralog e a Informa Markets, organizadora da Intermodal South America, realizaram o evento online, Digitalização da Cadeia de Suprimentos. A mediação do debate ficou a cargo de Pedro Moreira, presidente da Abralog, que concluiu: “Ficamos muito contentes em receber estes convidados ilustres no segundo episódio da série, cujo intuito é exatamente debater sobre o que está sendo feito e quais práticas estão sendo adotadas neste sentido.

O próximo episódio da série será no dia 2 de julho, às 17 horas.

Fonte:/inforchannel.com.br