post-title Qual o modelo de transporte de carga que queremos para o futuro? https://estrelaoriente.com.br/wp-content/uploads/Qual-e-o-modelo-de-transporte-de-carga-que-queremos-para-o-futuro.jpg 2020-11-17 13:58:13 yes no Postado por: Categories: Logística

Qual o modelo de transporte de carga que queremos para o futuro?

Qual é o modelo de transporte de carga que queremos para o futuro

Como um país de dimensões continentais, o Brasil possui um desafio gigantesco para estruturar um modelo de transporte – seja ele de pessoas, mas principalmente de cargas que se constitua efetivamente sustentável.

No campo das ideias, o mundo ideal voltado à frota de veículos pesados passa por modelos equipados com motores híbridos e que utilizem o etanol como combustível alternativo, rotas otimizadas que atendam mais clientes em seu percurso, otimização da alocação de cargas nos caminhões e transferência modal de transporte, que serviriam para minimizar a dependência de nossa malha rodoviária, em detrimento dos meios ferroviário, hidroviário e até o aeroviário (mesmo sendo o mais caro de todos).

É justamente nesse ponto que o mundo idealizado deixa de existir e passamos a enfrentar a vida real. Algumas iniciativas caminham para essa realidade, veja por exemplo os veículos de grande porte, existem montadoras que já desenvolveram caminhões e ônibus movidos a gás natural e que podem também funcionar com biometano. Essa é outra fonte importante de energia, derivada do biogás e que, por sua vez, é obtida a partir da decomposição de produtos ou resíduos orgânicos, como o lixo.

Outra vantagem expressiva é que o biometano apresenta índices menores de emissão de poluentes atmosféricos, quando utilizado em veículos automotores, em comparação a outros combustíveis fósseis, como o diesel. Seria o combustível ideal para abastecer frotas de ônibus que poderiam circular principalmente em grandes centros urbanos, ao mesmo tempo que potencializa a economia circular e aprimora o cumprimento da Lei dos Resíduos Sólidos?

Nesse mesmo sentido caminham combustíveis renováveis, como o etanol e o biodiesel. Mas para que sua utilização seja realmente uma alternativa viável e atrativa no cenário brasileiro, há a necessidade de uma política de governo clara e vantajosa a esses combustíveis sustentáveis que garanta, por exemplo, o abastecimento do mercado em escala nacional. Daí a importância de iniciativas que debatam o futuro do setor, a exemplo do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, que abordou, temas como a eficiência energética no sistema logístico de transportes, além de apresentar soluções que resultem em um modelo sustentável e competitivo para os próximos anos.

Foto: ( gentileza )  https://www.pexels.com/@darshan394

 


O que é distribuição fracionada?

É uma solução logística que pode beneficiar as empresas de grande porte que atendem um amplo leque de empresas ou usuários, isso é a distribuição fracionada.
Esse serviço funciona da seguinte maneira: o caminhão da empresa logística é abastecido com mercadorias que são entregues em diferentes endereços de cidades diferentes.

A Estrela do Oriente especializou-se nessa modalidade de transporte de carga e hoje conta com atendimento EXPRESS  entre as praças de Curitiba e São Paulo através de sua filial estabelecida em Guarulhos – SP.

ENVIAMOS E RECEBEMOS CARGAS FRACIONADAS. ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Podemos criar soluções customizáveis

Com uma vasta experiência, nossos profissionais podem analisar sua demanda e encontrar soluções personalizadas para sua operação visando sempre a economia com qualidade no atendimento.

Consulte-nos: +55 41 3388-9898

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…