Posted by
Dicas

A gestão de estoque para lojas virtuais merece atenção especial, pois o giro de mercadorias é alto e agilidade é fundamental para que o cliente receba o pedido o quanto antes.
Uma das piores experiências para quem compra no e-commerce é descobrir, ao finalizar a compra, que o produto está indisponível. Esse cliente dificilmente volta a comprar na loja, e ainda espalha a má notícia para outras pessoas.
A situação acima é consequência da falta de controle no estoque, e é comum o empreendedor virtual ter dúvidas sobre esse gerenciamento. Veja algumas:
Como saber a hora certa de reabastecer?
Falta de espaço ou medo de ficar com mercadorias “encalhadas” são alguns motivos que levam o lojista a comprar poucos itens de cada produto. Nesse cenário, é preciso ficar atento para repor o estoque antes da mercadoria se esgotar na loja virtual.
A melhor maneira de controlar esse timing é por meio de um sistema de gerenciamento, que vai avisá-lo o momento certo de fazer novos pedidos.
Devo registrar todas as movimentações?
Sim. Tudo que está no estoque deve ser registrado e as movimentações – entradas e saídas – controladas. Esse é um princípio básico para um bom gerenciamento do estoque. Quem está começando pode optar por uma planilha, mas aqui a ajuda do sistema de gerenciamento também é bem-vinda.
Qual a melhor maneira de organizar?
Uma das melhores maneiras de gerenciar o estoque é dividir os produtos em categorias. Separe por tipo, gênero, cor, marca e tamanho. Essa estratégia agiliza toda a operação logística da empresa, facilitando os processos de separação dos produtos, conferência dos pedidos, embalagem e entrega de encomendas.
Como planejar datas comemorativas?
A dica é identificar os produtos com maior chance de saída e eliminar excedentes. Quem não tem espaço físico disponível pode contratar armazenagem temporária. Na hora de organizar o estoque, mantenha estes produtos-chave em lugares mais acessíveis.
Meu estoque vem crescendo, preciso ser mais rígido?
Precisa. Com mais itens, aumentam também as chances de falhas no processo. Avalie se este não é o momento de terceirizar o gerenciamento do seu estoque. Um operador especializado tem expertise e pode se encarregar desta tarefa com excelência.
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br